Itens importantes para uma boa comunicação

Para que um texto seja considerado texto e não apenas frases em conjunto, devemos ficar atentos aos fatores linguísticos e pragmáticos da textualidade, eles garantem a qualidade de uma boa comunicação, vejamos:



Intertextualidade - É quando ocorre um diálogo entre dois ou mais textos, estabelecendo assim uma ligação verbal ou não verbal. Essa referência pode ser implícita ou explícita e engloba diversos tipos de conexões: citações, trechos de músicas, poemas , transcrições de depoimentos, expressões e até imagens.
Um exemplo de intertextualidade classificada como paródia é nitidamente encontrada no poema “Madrigal Melancólico” de Manuel Bandeira do livro Ritmo Dissoluto, seguramente serviu de inspiração e refletiu no poema "Assim como Bandeira". É bom ressaltar que na maioria dos casos onde ocorre intertextualidade a compreensão do sentido se faz quando o receptor detém de uma bagagem de conhecimento, de um conhecimento prévio sobre o assunto. O que permite identificar as conexões e referências.

Coesão - Quando se fala em coesão textual está se referindo a manutenção do sentido nas diversas partes do texto. Coesão é a conexão harmoniosa entre ideias, frases e parágrafos. Exemplo de coesão referencial:
São Paulo é uma cidade onde a poluição atinge níveis muito altos. (No caso, "onde" retoma a palavra "cidade".) Exemplo onde a coesão não se aplica: Carlito partiu no barco verde. O barco era longo e forte. Carlito parou perto da árvore. Era tarde, e Carlito dormia. Acordou e comeu carne de carneiro. Que calor! Vou nadar! (As ideias e ações seguem uma ordem sem nexo.)

Coerência - Diferindo do item acima que refere-se aos elementos estruturais de um texto, a coerência relaciona-se com a significação do texto. Um texto pode ser coeso e incoerente, ou seja, ele pode ter todos os elementos linguísticos colocados de forma correta e não fazer sentido algum, uma ideia pode contradizer outra presente no mesmo texto. Exemplo: Era um dia de sol quando me molhei com a chuva que caía sem parar.

Informatividade - Informatividade do texto são as informações que são levadas através dos textos escritos ou visuais. O grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Ou seja, dizemos que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depender do repertório cultural do leitor, quando ele apresenta algo novo, logo não é previsível e seu grau de informatividade é maior. Exemplo disso são as placas abaixo, previsíveis e com grau de informatividade baixo:


Aceitabilidade - Para analisar um texto de forma correta o leitor necessita ter algum conhecimento prévio sobre o assunto. É através da interpretação e interação que o público julga o conteúdo que recebe. Portanto deve-se preocupar-se com o público alvo da notícia, para não comprometer a eficiência da mensagem deve-se direcionar pautas que sejam do interesse daquele grupo social. Exemplo: uma matéria sobre Heavy Metal pode não ser tão bem aceita em uma revista sobre música clássica.

Situacionalidade - Diz respeito a pertinência do texto em determinado contexto ou situação. Todo texto é escrito e lido em determinado contexto, situação espacial, social e temporal. Exemplo: se se pretender dar os pêsames a alguém, não convirá fazê-lo usando palavras como regozijo, prazer, etc.

Redundância - De forma simplificada é a insistência de palavras ou ideias, causando uma repetição das mesmas sem acréscimo de valor algum. Na comunicação oral ocorre com frequência, são exemplos:
- João teve sua cabeça decapitada.
- O estado exportou para fora menos calçados este ano.
- Subir para cima. Descer para baixo.
- Quando amanheceu o dia, o sol brilhava forte.
- Comicamente engraçado.

Entropia - É equivalente a desordem, significa o desvio da própria direção, é a medida da desorganização. É utilizada para medir a quantidade de informação de uma mensagem. Exemplo: "Cortei o cabelo ontem." e "750 pessoas foram assassinadas no quintal de minha casa." A segunda afirmação seria vista como mais dotada de informação, pelo nível de imprevisibilidade.

0 comentários:

Postar um comentário