SEQUÊNCIAS NARRATIVAS E TIPOS DE PERSONAGENS

Uma narrativa deve ter início, meio e fim. Nesse processo de estruturação básica ocorre um sequência narrativa, que é o modo como o autor do texto escolhe a forma como será apresentada a notícia ao leitor. Abaixo encontramos dois tipos de sequência e exemplos:

Sequência Narrativa Temporal é aquela onde os acontecimentos são narrados de forma cronológica, seguindo a ordem das ações com o passar do tempo. Abaixo temos dois exemplos retirados dos quadrinhos da Turma da Mônica e uma manchete de jornal:



Sequência Narrativa por ordem de importância é aquele onde o autor escolhe qual aspecto ressaltar como primário ou secundário, dando enfoque naquilo que acha mais pertinente citar em primeiro ou segundo plano. As duas manchetes abaixo poderiam ter sido escritas de formas diferentes, de acordo com a importância dada aos fatos postos em segundo plano. A matéria inicia-se explicando o motivo da campanha, que é cumprir os objetivos estipulados pela ONU, logo a importância foi depositada em deixar claro o por quê da ação, para em seguida descrever os outros ideais da mobilização e todo o funcionamento da campanha do desarmamento infantil.



Em uma narrativa, personagem é aquele que pratica as ações. Existem diversos tipos de personagens, destaco aqui dois em especial: 

Personagem Plano é aquele que não sofre alteração durante toda a narrativa, é aquele que não muda em circunstância alguma e por isso é facilmente identificado. São personagens estereotipados propositalmente e que apresentam apenas uma faceta.  São eles: o vampiro sedutor, o policial viciado em donuts, o chefe estressado, a donzela indefesa, os vilões.

Personagem esférico ou redondo é aquele que apresenta dinamismo em sua performance, que evolui durante a narrativa. Possui densidade psicológica, vida pessoal, personalidade forte, são complexos e interessantes, apresentam diversas facetas e por esses motivos surpreendem os leitores. 


Valente e Harry Potter são típicos personagens esféricos donos de personalidades marcantes e que apresentem crescimentos visíveis durante a narrativa.



0 comentários:

Postar um comentário